I Seminário "Inteligência Artificial e Processos Judiciais: Soluções Inteligentes" debate desafios e tendências tecnológicas no Direito


  • 30 de Outubro de 2024

A Universidade do Contestado tem como missão principal a construção e difusão do conhecimento, para isso proporciona aos seus acadêmicos espaços de debate e aperfeiçoamento que enriquecem sua formação profissional, sendo referência em ensino, extensão e pesquisa. Desta forma a UNC Campus Mafra realizou nos dias 29 e 30 de outubro o I Seminário "Inteligência Artificial e Processos Judiciais: Soluções Inteligentes". 

"Atuamos para que vocês disponham de um ensino de excelência, e principalmente para que façam extensão, nas mais variadas áreas para uma formação completa e humanizada. Este Seminário é uma importante ferramenta para a construção do conhecimento dos acadêmicos, em que temos um debate de alto nível e com temas assertivos para o desenvolvimento profissional de cada um de vocês. O Curso de Direito do Campus Mafra é certamente um dos melhores, conquistando a nota máxima em avaliação e contribuindo para a nota máxima da Universidade", afirmou o Reitor e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin. 

Durante os dois dias o Seminário discute as mais recentes tendências e desafios da utilização de tecnologias. Na primeira noite os participantes acompanharam a palestra "O juiz do futuro: como a tecnologia está transformando a função judicial", ministrada pelo juiz de direito no TJSC, Yuri Lorentz Violante Frade. Na segunda noite participaram o workshop "Justiça 4.0: A Inteligência Artificial a serviço da justiça", com o advogado e conselheiro federal da OAB, Gustavo Pacher.  

A programação foi desenvolvida de modo a abordar como integrar a Inteligência Artificial (IA) com os currículos dos cursos de direito, preparando os profissionais para integrar um mercado cada vez mais tecnológico, estimulando a produção de conhecimento e o desenvolvimento de novas soluções a partir das discussões sobre projetos inovadores que exploram as interfaces entre a IA e o Direito. Também foi debatida a aplicação da IA para resolução de problemas sociais e suas possibilidades de contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

A IA é uma realidade que está transformando o sistema jurídico, nesse contexto a formação acadêmica precisa acompanhar a evolução e preparar os futuros profissionais para atuar em um mercado cada vez mais digital e automatizado. Sempre atuando em consonância com a evolução mercadológica, a UNC promove a formação de cidadãos comprometidos e preparados para os desafios do meio profissional, nas dimensões fundamentais da Universidade: ensino, extensão e pesquisa.