Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Administração - PMPA objetiva formar profissionais para atuar na área de administração de organizações do setor público, privado e terceiro setor, em diferentes funções em nível gerencial e/ou estratégico, sendo agentes de mudança na realidade regional, auxiliando na melhora da competitividade e sustentabilidade das organizações.

A formação dos profissionais prevê qualificar pessoas para o exercício da prática profissional transformadora, visando atender demandas sociais, organizacionais e do mercado de trabalho. A aprendizagem será conduzida de forma a integrar teoria e prática, com temáticas cotidianas da realidade organizacional, trazidas pelas necessidades dos participantes e dos atores vinculados ao Programa.

1. Área de Concentração: Gestão e Inovação

A área de concentração denominada Gestão e Inovação desenvolverá estudos voltados a identificação, análise e prospecção de fatores de competitividade das organizações públicas e privadas e territórios. Envolve o estudo de diferentes concepções teóricas e metodológicas aplicadas de maneira interdisciplinar e profissional no território em que estão inseridas, como inovação em processos/produtos, gestão da tecnologia e da inovação. A inovação traz um fator competitivo pois busca o gerenciamento do conhecimento tecnológico em todas as áreas do conhecimento.

1.1. Linha de Pesquisa: Gestão e Inovação

Essa linha busca traz enfoque a inovação em processos, produtos e serviços, gestão de tecnologias, processos, serviços e produtos com foco em produção, logística e indústria, gestão de organizações públicas e privadas com foco nos temas: estratégia, governança, finanças, custos, gestão em saúde, processo administrativo e direito empresarial, planejamento e desempenho.

 

Processo Seletivo

Matriz Curricular

Disciplina

Eletiva/Obrigatória

Créditos

Desenvolvimento de Produtos no Agronegócio Eletiva 3
Economia e Desenvolvimento Regional e Urbano Eletiva 2
Espaço Agrário, Sustentabilidade e Desenvolvimento Obrigatória 3
Estratégias Empresariais Eletiva 3
Gestão da Informação Eletiva 3
Gestão, Inovação e Mercados Obrigatória 3
Inovação e Capacidades Dinâmicas Eletiva 3
Métodos de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Obrigatória 3
Oficina Prática - Análise Orçamentária e Investimentos Eletiva 2
Oficina Prática - Custos no Agronegócio Eletiva 2
Seminários de Produção Científica e Tecnológica em Administração Obrigatória 3
Trabalho de Conclusão de Curso TCC/Monografia 6
Total   36

Cronograma de Aulas

Corpo Docente

  • Cleonice Witt - Doutora em Ciências Contábeis - FURB
    Área de Conhecimento: Finanças e Contabilidade Pública, Contabilidade Pública e Privada. Direito Empresarial, Tributário, Trabalhista e Administrativo.
    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2781640131487107

  •  Jonatas Dutra Sallaberry - Doutor em Administração - UFSC
    Área de Conhecimento: Whistleblowing, tributação, aplicação de tecnologias no ambiente de negócios e ensino, e comportamento do profissional contábil; cooperativismo de crédito, setor público, finanças públicas, políticas públicas em educação, inovação, administração da justiça e administração pública em geral.
    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9920574928553347

  • Robson de Faria Silva - Doutor em Administração - PUC-PR
    Área de Conhecimento: Gestão Financeira. Processos decisórios. Análise de Decisão Multicritério. Mercado de Capitais e Bolsa de Valores. Gestão Estratégica de Custos. Finanças comportamentais.
    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0246236704621405

Acompanhamento de Egressos

A Política de Acompanhamento dos Egressos da Universidade do Contestado tem por finalidade disciplinar, orientar e promover um conjunto de ações destinadas a acompanhar o itinerário profissional e acadêmico do egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mercado de trabalho e retroalimentar as ações de ensino, pesquisa e extensão.

A Política de Acompanhamento dos Egressos da Universidade do Contestado é regida pela Resolução UNC CONSUN 072/2020.

Discentes

T5 Ano 2024/1:

  • Sttefani Caroline Bordenski
  • Viviane Luna Valadan

T4 Ano 2023/1:

  • Alessandra Grossel
  • Alessandra Wagner Jusviacky
  • Cassiano Hoepers
  • Cibéli Aparecida Schidolski
  • Danielle Farias
  • Daniel Gauloski Bannach
  • Fabiane Bonin Graf
  • Giselle Werka
  • Jaqueline dos Santos Rodrigues
  • Maylla Wegrzinovski Pickssius

T3 Ano 2022:

  • Andre Ramon Flenik
  • Carlos Davi Genauch
  • Joice Cachimarque
  • Jose Roberto Plautz
  • Marcos Jorge de Souza Rocha
  • Nilton Willian Pechibilski
  • Sibeli Liziane Drozdek

Editais

Dissertações

Agenda de banca de defesa

BANCA DE DEFESA

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO - PMPA 

PPG

PMPA

Mestrando (a)

André Ramon Flenik

Título da dissertação

A relação entre inovação de processos e rentabilidade: um estudo a partir das PME´s no Planalto Norte Catarinense 

Data

20/12/2023

Horário

19h.

Modalidade de apresentação

Presencial - campus Mafra - Sala F11

Composição da banca

Prof. Dr. Renato da Costa dos Santos (UNC/PMPA - Orientador/presidente) 

Prof. Dr. Robson de Faria Silva (UNC/PMPA -Membro Interno)

Prof. Dr. Alessandro Lepchak (Ciências Contábeis UNICENTRO/Irati - Membro Externo)

Prof. Dr. Jorge Amaro Bastos Alves (PPGDR/UNC - Membro externo) Suplente

 

PPG

PMPA

Mestrando (a)

Carlos Davi Genauch

Título da dissertação

Instituições de Ensino Superior como Propulsoras no Desenvolvimento no Planalto Norte Catarinense

Data

20/12/2023

Horário

13h30 

Modalidade de apresentação

Presencial - campus Mafra - Sala F11

Composição da banca

Prof.      Dr.     Prof.      Dr.     Jacir Favretto (UNC/Mafra - Orientador/Presidente)

Prof. Dra. Prof. Dra. Cleonice Witt (UNC/PMPA - Membro Interno)

Prof. Dr. Antonio Zanin (UFMS - Membro Externo)

Prof. Dr. Renato da Costa dos Santos (UNC/PMPA - Membro interno - Suplente)

 

PPG

PMPA

Mestrando (a)

Sibeli Liziane Drozdek Contesini

Título da dissertação

Artesãs empreendedoras: a economia criativa como catalisadora da autonomia feminina

Data

14/12/2023

Horário

14h

Modalidade de apresentação

Presencial - sala F11

Composição da banca

Profª. Dra. Cleonice Witt (UNC/Mafra - orientadora/Presidente da banca)

Profª. Dr. Jacir Favretto (UNC/Mafra - Membro Interno)

Profª Dra Thais Dresch Eberhardt - (Universidade de Passo Fundo/RS - Membro externo)

Profª. Dra. Luana Cechin (UNC/Mafra - membro interno) - Suplente

 

PPG

PMPA

Mestrando (a)

Nilton Willian Pechibilski

Título da dissertação

Avaliação das práticas de sustentabilidade ambiental de produtores rurais associados em Cooperativas agropecuárias

Data

07/12/2023

Horário

14h

Modalidade de apresentação

Presencial - sala F11

Composição da banca

Profº. Dr. Robson de Faria Silva (UNC/PMPA - orientador/Presidente da banca)

Profº. Dr. Jonatas Sallaberry (UNC/PMPA - Membro interno)

Prof. Dr. Pedro Guilherme Ribeiro Piccoli (Programa de Pós-Graduação em Cooperativas - PUCPR - Membro Externo)

Profº. Dr. Jorge Amaro Bastos Alves (UNC/PPGDR - Suplente)

 

PPG

PMPA

Mestrando (a)

AMAURI GELBCKE

 

Título da dissertação

Diagnóstico do Saneamento Básico e Potabilidade da Água: Um Olhar da Agenda 2030 na Gestão dos Municípios o Estado de Santa Catarina.

Data

28/07/2023

Horário

19h.

Modalidade de apresentação

Link: meet.google.com/enf-otokuad

 

Composição da banca

Prof. Dr. Robson de Faria Silva (UNC/Mafra - orientador)

Prof. Me. Ronaldo dos Santos Alves Rodrigues (UNC/Mafra - Membro Interno)

Prof. Dr. Renato da Costa dos Santos (UNC/Mafra - Membro Interno)

Prof. Dr. Rosemar Hall (UFGD - Membro Externo)

 

 

 

Coordenação

Programa de Mestrado Profissional em Administração - PMPA

Coordenador: Prof. Dr. Robson de Faria Silva

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0246236704621405

Universidade do Contestado - Campus Mafra

Av. Presidente Nereu Ramos, 1071, Jardim Moinho.
Contato: (47) 3641-5528
E-mail: pmpa@unc.br

Autoavaliação

A política de autoavaliação nasce com a necessidade permanente de acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação com a criação de métricas capazes de fornecer condições para a melhoria constante no Programa.

A partir da necessidade deste acompanhamento, a UNC, aprovou junto ao Conselho Universitário a Resolução UNC CONSUN 046/2020 que dispõe sobre as Diretrizes para Autoavaliação e Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNC. De acordo com o Art. 2o da referida Resolução, a UNC concebe a autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação como um processo avaliativo conceituado com a finalidade de contrastar as impressões dos diferentes segmentos sobre a qualidade geral de formação em relação a proposta do Programa Stricto Sensu.

O Projeto de Autoavaliação do Programa tem como objetivo: Sistematizar e aperfeiçoar de forma contínua o processo de autoavaliação contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão do Programas de Pós Graduação.

A realização da autoavaliação ocorre junto à comunidade docente e discente que se relaciona com o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade do Contestado.

Os dados a serem coletados se caracterizam em dados primários e secundários. Os primários são obtidos por diferentes estratégias, como questionários e/ou entrevistas. Os dados secundários são oriundos da base de dados institucional, a CPA Institucional.

Os dados de natureza quantitativa serão organizados e apresentados na forma de tabelas e gráficos com base em análises probabilísticas de distribuição de frequências das variáveis (com uso de escala ordinal e escala de Likert). Os dados de natureza qualitativa serão sistematizados em diferentes categorias de análise como quadros sínteses e análise do conteúdo e nuvem de palavras. Sendo descritos e avaliados com a finalidade de se obter uma representação mais significativa de público-alvo, permitindo o entendimento e inferência da realidade investigada.

A autoavaliação do programa parte das seguintes dimensões: docentes; discentes; corpo técnico-administrativo e comunidade externa. Os docentes são os professores que compõem o colegiado do Programa; os discentes são os alunos regulares do Programa e a Comunidade externa são entidades ou representantes na região de abrangência do Programa.

As avaliações são realizadas semestralmente. Os questionários, para docentes e discentes, ficam disponíveis do sistema acadêmico (e-mestre) e para a comunidade externa será vinculado via link de google forms.

Os dados obtidos são apresentados ao colegiado de forma a manter o anonimato de professores e discentes com a socialização da média geral das respostas. Os resultados também são encaminhados individualmente aos docentes e apresentação dos resultados a Comunidade Externa em evento remoto ou presencial. O coordenador do programa tem acesso a integralidade das informações buscando aprimorar as variáveis deficitárias apontadas pela CPA e fortalecer as variáveis com êxito na CPA.

Os dados obtidos são utilizados no Planejamento Estratégico do Programa, conforme Resolução UNC CONSUN 046/2020, e servirão de base para desenvolvimento do planejamento estratégico.

Publicações e Periódicos

A Revista Científica que ancora o Programa de Mestrado Profissional em Administração é:

1. Revista Ágora (Qualis B2).

Acesso em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/agora

Grupos de pesquisa

Os grupos de pesquisa são certificados pelo CNPq e maiores informações podem ser encontradas na página da UNC - https://unc.br/pesquisa/grupo_pesquisa

1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis - GEPACC